Pensamento Filosófico do Dia

"Tente mover o mundo o primeiro passo será mover a si mesmo". (Platão)

domingo, 13 de junho de 2010

Bullying na escola e na internet

Gente, é cada vez mais comum a prática do bullying nas escolas e nos relacionamentos via internet. Na verdade o bullying é uma forma de preconceito racismo e depreciação através de palavras escritas ou faladas. Geralmente tanto as vítimas quanto os agressores são crianças e adolescentes que agridem colegas de escolas com palavras de humilhação voltada para os problemas, defeitos físicos, raças e situação social. eles não deixam passar nada, percebem o defeito de longe e logo arranjam um apelido mediocre para chamar o outro.
Pode até parecer brincadeiras para eles, mas na verdade é algo tão sério quanto os resultados que pode causar nas vítimas.
Eles nunca estão sós, sempre em bando. Atacam os mais tímidos e desencorajados para enfretá-los. Na escola agem na hora do recreio, ou na sala de aula. Quando chegam em casa eles entram na internet e nos sites de relacionamentos para apelidar.
Por isso cada dia fica mais difícil identificar esses agressores pois como não tem um controle dos meios tecnologicos, os apelidos vão se espalhando e tomando proporções cada vez maiores. Eles emitem torpedos, mensagens,script sem se identificar e assim vão causando um verdadeiro tormendo em quem recebe.
As crianças que são vítimas do bullying apresentam características de repulsão,medo,tímidez,anti-socialismo,choro e que vai até uma depressão profunda,pois algumas humilhações não ficam só em palavras, elas são também espancadas e ignoradas.
Eu sempre digo aquilo que aprendi no 1º período de pedagogia: "o dever da escola é preparar o aluno para a vida", mais que vida é essa que os alunos mandam, apelidam, agridem e não fazemos nada!
Nós como educadores temos que fazer valer a educação para um Brasil mais justo. Ensinar a esses alunos que não podemos ser preconceituosos com problemas dos outros e sim iniciamos um trabalho de socialização que trate todos como iguais, unir essas crianças e adolescentes com trabalhos educativos que façam eles pensarem que no mundo existem pessoas diferentes de cor, classe social,físico mais que somos todos iguais na lei e que não somos nem melhores e nem piores, somos apenas diferentes.

Polena Valesca

Nenhum comentário:

Postar um comentário