Pensamento Filosófico do Dia

"Tente mover o mundo o primeiro passo será mover a si mesmo". (Platão)

domingo, 19 de setembro de 2010

Educar para transformar: ESCOLA INTEGRAL: UM DESAFIO NA REALIDADE BRASILEIR...

Educar para transformar: ESCOLA INTEGRAL: UM DESAFIO NA REALIDADE BRASILEIR...: "Secretários municipais de educação das 106 maiores cidades do País estão reunidos nesta sexta-feira, 3, em Brasília, para conhecer experiênc..."

ESCOLA INTEGRAL: UM DESAFIO NA REALIDADE BRASILEIRA. UMA SAÍDA PARA COMBATER A VIOLÊNCIA E AS DROGAS.

Secretários municipais de educação das 106 maiores cidades do País estão reunidos nesta sexta-feira, 3, em Brasília, para conhecer experiências bem-sucedidas de educação em tempo integral. O encontro, promovido pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de apresentar aos dirigentes a metodologia de ensino em dois turnos, a qual integra as ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

De acordo com o secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade do MEC, André Lázaro, o desafio é ampliar o tempo e o espaço educativos para garantir a aprendizagem dos alunos. “Nesse processo, as atividades do contraturno devem dialogar com o projeto pedagógico da escola”, defende. Para ele, a mobilização proposta pelo PDE prevê que a formação do estudante seja feita, além da escola, com a participação da família e da comunidade. Fonte: Ministério da educação.

"Mais cedo ou mais tarde a escola integral se tornaria realidade não só das escolas privadas como também das públicas.Pois nossa sociedade sente cada dia mais a necessidade de inserir suas crianças, jovens e adultos em um contexto que mostre o outro lado da moeda.Vivemos num tempo em que se banalisou o mostro da violência, drogas, bebidas e sexo infantil. Nossos jovens vão à escola para sair de casa e nao ter que falar com os pais, para vender e comprar drogas. As festinhas escolares agora tem outro sentindo, funks que incentivam a prática de sexo ainda criança e tudo se tornou muito fácil e prático.
Sou a favor e espero imensamente de ver um dia todas as nossas escolas com um modelo atrativo e de desenvolvimento de escola integral. Escola essa que os alunos passem o dia estudando e desenvolvendo habilidades cultutais e profissionais. Despertando seu lado cognitivo de forma benefica e proveitosa.Precisamos levantar a bandeira da escola integral para o bem dos nossos filhos e do nosso futuro. Não podemos deixar as crianças e jovens desse pais se acabarem no mundo do crime, drogas e prostituição achando que é algo normal. Temos que ter e proporcionar esperança. Esperança pra fazer acontecer um futuro para todos nós.
Polena Valesca