Pensamento Filosófico do Dia

"Tente mover o mundo o primeiro passo será mover a si mesmo". (Platão)

domingo, 13 de junho de 2010

O QUE FAZER QUANDO MEU FILHO TIRA NOTAS BAIXAS NA ESCOLA?

Estamos no mês de junho e geralmente nesse mês já sabemos em média a situação dos alunos e seu desempenho na escola. É nos meados de junho para julho que começa toda a preocupação dos pais, alunos e professores em volta do resultado do semestre.
É dentro desse desgaste emocional que a escola tem que agir junto com a família em busca de uma "solução" para que seu aluno recupere o quadro que muitas vezes são desastrosos.
O bom é que toda a escola e toda família se integre de uma forma contínua, em benefício do aluno, pois em alguns casos a nota baixa não é porque o aluno não sabe ou não aprende com exatidão o assunto ou a matéria abordada. Tendo por trás desse fracasso escolar um problema de saúde que a família e a escola desconheçem.
O primeiro passo para ajudar seu filho é procurar a escola e ter uma participação ativa no desenvolvimento dele, procurar saber como ele se empenha em cada matéria, com os amigos, no esporte, peça a escola para identificar quais as aulas que ele tem mais participação.
Questione seu filho de uma forma que ele se sinta à vontade de falar o que incomoda ele e o motivo que ele acha e o porque não teve sucesso nas matérias em que tirou notas baixas .
Algumas crianças tem problemas como: déficit de atenção, hiperativismo, acalculia(dificuldades em fazer simples cáuculos matemáticos), discauculia(desordem neorológica em compreender e manipular os números),disgrafia,dislexia, medo de errar, timídez e rejeição familiar.
Esses problemas citados acima cria no aluno um estado de incapacidade, onde ele não consegue obter um bom rendimento escolar e muitas vezes até problemas de socialização na escola e na família.
Cabe aos pais e a escola observar o comportamento da criança, conversar e se for o caso levá-lo ao médico pediatra para conversar sobre o que tá acontecendo.
Lembrando que cada caso é um caso particular, a escola não pode generalizar todos os alunos com notas baixas no mesmo quadro ou motivo. E aos pais nada de represália , castigo sem motivo, gritos e palmadas.
DICAS:
Em primeiro lugar converse com seu filho e pergunte o porque daquela nota tão baixa,faça elogios nas outras notas boas, e procure solucionar as ruins com aulas de reforço, conversa com a escola, sente com ele e ajude-o no que for preciso, peça à escola uma ajuda e monte um horário de estudo do seu filho e participe junto com ele, a cada acerto vibre e parabenize-o, se for o caso de levá-lo ao médico faça isso o mais rápido possível e lembre-se: sempre acredite nele,pois ele é sua obra prima seja por fecundação ou adoção ele é seu filho e precisa da sua ajuda, compreensão e amor. Você é o espelho dele e o referencial, afinal você também errou sejas com notas baixas ou outro motivo bobos ou relevantes.
Polena Valesca

6 comentários:

  1. otima matéria, gostei muito,meu filho está passando por essa situação.
    não estou sabendo muito o que fazer?!
    Ele não se empenha muito na escola, tira sempre notas na média, mas esse semestre ele tirou abaixo demais. o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  2. Querida, primeiramente peço desculpas por não lhe responder a tempo, pois tive resolvendo problemas de viagem, mais se tratando do desempenho do seu filho,peço que analise um pouco o porque seu filho não tem gostado da escola ou das aulas,pois uma criança que tira notas baixas, não tira por que quer e sim por que existe algum problema que leva a decadência no seu empenho escolar. A criança tem que ir com vontade de aprender e ter a consciência que a escola é o meio em que ela irá participar até sua vida adulta. Se isso não for inserido na educação da criança consequentemente ela será frustada, gerando um desconforto e tristeza ao ir à escola. A escola é um ambiente alegre, prezeroso, feliz e de muitos conhecimentos, mais nao adianta apenas falar, tente mostrar junto com os professores do seu filho esse prazer,para que ele comece a criar laços de satisfação em ir a escola, estudar e tirar notas boas. avalie tb o que tem lhe deixado sem vontades de estudar, pode ser fatores externos como esses que citei acima,ou fatores internos que vc desconheça como dores de cabeça, olhos, problemas de visão, etc..
    Espero ter ajudado, um grande beijo.!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obridada, não tem idéia de como suas palavras me ajudaram a lidar com a situação pela qual estou passando. Estava sem saber como agir com meu filho.Sempre acabo brigando com eles e fazendo muitas cobranças, mas agora sei que ele precisa é de compreensão e todo meu amor.

    ResponderExcluir
  4. Elilda, que bom que lhe ajudou. Espero que esse documentário seja inicio de uma conquista pra vc e seu filho. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ola, tenho tido algumas dores de cabeça com o meu filho e a escola, ele vai diz que estuda, presta atenção + mais e preguiçoso, nao estuda, esconde as lições e as provas. Ja tendei tirar dele varias vezes o pq disso, mas nada consigo... O que fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, primeiramente preciso saber que idade tem seu filho? em que série estuda? pois temos algumas idades específicas que exigem mais atenção. Se você puder me passar essas informações acredito poderei lhe ajudar bem mais.
      Atenciosamente: Polena

      Excluir