Pensamento Filosófico do Dia

"Tente mover o mundo o primeiro passo será mover a si mesmo". (Platão)

sábado, 19 de junho de 2010

REFLETINDO COM SHAKESPEARE

“Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoa-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distancias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, perceber que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa – por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pois pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nos somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa aonde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida”!
“Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar”.

Escrito por: WILLIAM SHAKESPEARE

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PROCESSO SELETIVO PROUNI

Caros seguidores.
Se vcs conhecem alguém que deseja entrar na faculdade e não tem condições, chegou a hora. O processo seletivo 2010/2 do ProUni terá uma etapa única de inscrição, de 15 a 19 de junho, com seis chamadas subsequentes.
O candidato que for selecionado para Bolsa Parcial de 50% poderá utilizar o FIES para financiar o valor restante da mensalidade. Mais informações no http://siteprouni.mec.gov.br/prouni_fies.html

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Inscrições para o prêmio Victor Civita-Educador Nota 10.

Queridos,

De 11 de junho a 11 de Julho de 2010, estão abertas as incrições para o prêmio Victor Civita- Professor Nota 10.
Os gestores e professores poderão se inscrever pelo: www.ne.org.br/premiovc


Fonte: Revista Nova Escola junho 2010.

domingo, 13 de junho de 2010

Bullying na escola e na internet

Gente, é cada vez mais comum a prática do bullying nas escolas e nos relacionamentos via internet. Na verdade o bullying é uma forma de preconceito racismo e depreciação através de palavras escritas ou faladas. Geralmente tanto as vítimas quanto os agressores são crianças e adolescentes que agridem colegas de escolas com palavras de humilhação voltada para os problemas, defeitos físicos, raças e situação social. eles não deixam passar nada, percebem o defeito de longe e logo arranjam um apelido mediocre para chamar o outro.
Pode até parecer brincadeiras para eles, mas na verdade é algo tão sério quanto os resultados que pode causar nas vítimas.
Eles nunca estão sós, sempre em bando. Atacam os mais tímidos e desencorajados para enfretá-los. Na escola agem na hora do recreio, ou na sala de aula. Quando chegam em casa eles entram na internet e nos sites de relacionamentos para apelidar.
Por isso cada dia fica mais difícil identificar esses agressores pois como não tem um controle dos meios tecnologicos, os apelidos vão se espalhando e tomando proporções cada vez maiores. Eles emitem torpedos, mensagens,script sem se identificar e assim vão causando um verdadeiro tormendo em quem recebe.
As crianças que são vítimas do bullying apresentam características de repulsão,medo,tímidez,anti-socialismo,choro e que vai até uma depressão profunda,pois algumas humilhações não ficam só em palavras, elas são também espancadas e ignoradas.
Eu sempre digo aquilo que aprendi no 1º período de pedagogia: "o dever da escola é preparar o aluno para a vida", mais que vida é essa que os alunos mandam, apelidam, agridem e não fazemos nada!
Nós como educadores temos que fazer valer a educação para um Brasil mais justo. Ensinar a esses alunos que não podemos ser preconceituosos com problemas dos outros e sim iniciamos um trabalho de socialização que trate todos como iguais, unir essas crianças e adolescentes com trabalhos educativos que façam eles pensarem que no mundo existem pessoas diferentes de cor, classe social,físico mais que somos todos iguais na lei e que não somos nem melhores e nem piores, somos apenas diferentes.

Polena Valesca

O QUE FAZER QUANDO MEU FILHO TIRA NOTAS BAIXAS NA ESCOLA?

Estamos no mês de junho e geralmente nesse mês já sabemos em média a situação dos alunos e seu desempenho na escola. É nos meados de junho para julho que começa toda a preocupação dos pais, alunos e professores em volta do resultado do semestre.
É dentro desse desgaste emocional que a escola tem que agir junto com a família em busca de uma "solução" para que seu aluno recupere o quadro que muitas vezes são desastrosos.
O bom é que toda a escola e toda família se integre de uma forma contínua, em benefício do aluno, pois em alguns casos a nota baixa não é porque o aluno não sabe ou não aprende com exatidão o assunto ou a matéria abordada. Tendo por trás desse fracasso escolar um problema de saúde que a família e a escola desconheçem.
O primeiro passo para ajudar seu filho é procurar a escola e ter uma participação ativa no desenvolvimento dele, procurar saber como ele se empenha em cada matéria, com os amigos, no esporte, peça a escola para identificar quais as aulas que ele tem mais participação.
Questione seu filho de uma forma que ele se sinta à vontade de falar o que incomoda ele e o motivo que ele acha e o porque não teve sucesso nas matérias em que tirou notas baixas .
Algumas crianças tem problemas como: déficit de atenção, hiperativismo, acalculia(dificuldades em fazer simples cáuculos matemáticos), discauculia(desordem neorológica em compreender e manipular os números),disgrafia,dislexia, medo de errar, timídez e rejeição familiar.
Esses problemas citados acima cria no aluno um estado de incapacidade, onde ele não consegue obter um bom rendimento escolar e muitas vezes até problemas de socialização na escola e na família.
Cabe aos pais e a escola observar o comportamento da criança, conversar e se for o caso levá-lo ao médico pediatra para conversar sobre o que tá acontecendo.
Lembrando que cada caso é um caso particular, a escola não pode generalizar todos os alunos com notas baixas no mesmo quadro ou motivo. E aos pais nada de represália , castigo sem motivo, gritos e palmadas.
DICAS:
Em primeiro lugar converse com seu filho e pergunte o porque daquela nota tão baixa,faça elogios nas outras notas boas, e procure solucionar as ruins com aulas de reforço, conversa com a escola, sente com ele e ajude-o no que for preciso, peça à escola uma ajuda e monte um horário de estudo do seu filho e participe junto com ele, a cada acerto vibre e parabenize-o, se for o caso de levá-lo ao médico faça isso o mais rápido possível e lembre-se: sempre acredite nele,pois ele é sua obra prima seja por fecundação ou adoção ele é seu filho e precisa da sua ajuda, compreensão e amor. Você é o espelho dele e o referencial, afinal você também errou sejas com notas baixas ou outro motivo bobos ou relevantes.
Polena Valesca

sábado, 12 de junho de 2010

Hiperativismo

Denominada na medicina como Desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até alguns adultos.
Os sintomas podem incluir de leves a graves, afetando linguagem, memória e coordenação motora. Na maioria das vezes a criança tem sua inteligência normal ou acima da média. O estado é caracterizado por problemas de aprendizagem e comportamento. A família e a escola deve saber lhes dar com a euforia, instabilidade emocional, impussividade, falta de atenção e falta de controle da criança.
MAS PORQUE SE DÁ O COMPORTAMENTO HIPERATIVO?
Se dá muitas vezes pela falta de audição, visão, complicação no parto, consumo de álcool, disturbios no sono,intoxicação por chumbo,paralisia cerebral, alimentação errada, medicamentos entre outros.
A criança hiperativa é incapaz de ficar parada, falam muito e alto e são facilmente distraídas.
ALIMENTAÇÃO:
A eliminação ao máximo do açúcar e dos aditivos são importantíssimos na alimentação da criança . Evite os corantes, conservantes e flavorizantes,pois tem ação estimulante.
O complexo B é muito importantes pois tende a acalmar o sistema nervoso, melhora a concentração e o funcionamento mental. O uso de aveia branca, azeite de oliva e chá de camomila também ajudam no bom funcionamento.


"A escola"

"A escola"

Essa semana fui numa escola e observei os alunos que ali brincavam no pátio, lembrei do tempo da faculdade e logo me veio à mente o belo poema de Paulo Freire quando olhando para a parede vi o mesmo poema descrito:

a escola é o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios,salas quadros,programas,horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda, que se alegra,
se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente,
o professor é gente, o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente,frio e só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver e se amarrar nela!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil, estudar, trabalhar,crescer, fazer amigos, educar-se,
ser feliz.
Paulo Freire.